quinta-feira, 22 de maio de 2014

Curiosos são os caminhos da história do paisagismo!


Que ligação haveria entre um renomado paisagista, um curtume instalado em Cubatão, e um filósofo comunista? 

Em 1990, quando já era famoso por ter feito o paisagismo do eixo monumental de Brasília, Roberto Burle Marx projetou e construiu a área ajardinada da entrada de Cubatão pela Avenida Jornalista Giusfredo Santini, a partir da rodovia D. Domênico Rangoni. É o único jardim feito por Burle Marx na região.

O local (jardim inaugurado em 1990) recebeu também um espelho d'água, onde foi implantada uma cascata em forma de pirâmide feita de aço [e nunca passou por reformas]. Hoje, tanto o jardim quanto a pirâmide estão muito danificados. As vitórias-régias morreram, porque o lago secou. 

Fato Curioso - A industrialização de Cubatão, por ironia da história, começou pelas mãos de um parente de Karl Marx, criador da doutrina comunista. A Cia. Curtidora Marx, primeira fábrica da cidade, foi fundada em 1912 por Wilhelm Marx, um judeu alemão nascido em stuttgart e criado em Trier, onde também nasceu Karl Marx, primo do avô de Wilhelm. Porém, não foi Wilhelm, mas seu filho Roberto, quem deixou a marca que ainda permanece viva em Cubatão.

Nenhum comentário: