terça-feira, 17 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014
Mundo verde

   Argélia
  
Com características tipicamente mediterrâneas, em suas ruas há espaços vivos, e, no Verão, as calçadas recebem a sombra refrescante de centenas de árvores. Nos surpreendemos com uma manutenção cuidada e criteriosa.
Além de Parkinsonias e Phitolacas, a paisagem urbana é dominada também por Fícus, as figueiras tomam conta de ruas e praças.
Entre as palmeiras, além das tradicionais Tamareiras, nativas do norte da África, os Arecastrum, os nossos conhecidos Jerivás, conformam a paisagem urbana de todas as cidades Argelinas, desde Oran a Bejaia, desde Argel a Tipaza. Chama a atenção a sombra, o verde e a qualidade de vida que a arborização urbana proporciona. 
A riqueza e a variedade da vegetação que formam as praças e jardins de Argélia têm sua origem no Jardin d’Essai, maravilhoso jardim botânico, construído ao longo de séculos, durante os quais recebeu e aclimatou plantas e flores de todo o mundo, para depois de estudá-las e cultivá-las poder introduzi-las em parques, praças e jardins. A tradição dos jardins árabes ganha em Argel a sua face mais rica, em contraste com a aridez do deserto o verde dos jardins, representa um oásis para o corpo e principalmente para o espírito.

Nenhum comentário: