terça-feira, 9 de dezembro de 2014

ADUBAÇÃO
Muitas invenções de fórmulas caseiras são aplicadas no fortalecimento das plantas. Mas o que é mito e quais são as que realmente contribuem para um crescimento saudável? 



Cada espécie de planta retira do solo elementos específicos para crescer saudável. Portanto, cada uma pede uma fórmula determinada de adubação, pois beneficia-se mais de alguns elementos do que de outros. O adubo químico comum, NPK, compõe-se basicamente de 3 elementos: Nitrogênio (N) - estimula a brotação, dá vigor à planta e favorece as folhas; Fósforo (P), estimula a fibração e a frutificação e fortalece as raízes; Potácio (K), fortalece a estrutura celular, tornando a planta mais resistente à seca e às doenças.


Entre os principais adubos orgânicos, estão o esterco animal (cavalo, gado, galinha, coelho), a farinha de sangue e a farinha de ossos. Adubos orgânicos e inorgânicos (químicos) se completam e são igualmente importantes para o bom desenvolvimento das plantas. 






Folhas de chá - podem ser usadas como reforço de matéria vegetal, misturadas à terra dos vasos, porque se decompõem rapidamente e não danificam as raízes.


Devido ao seu alto teor de cálcio, as cascas de ovos podem ser usadas como adubo, sendo especialmente indicadas para plantas ornamentais, como avencas, samambaias e antúrios. Lave bem as cascas e deixe secar ao sol. Depois, triture-as no liquidificador, até que se forme um pó bem fino. Misture com a terra dos vasos e xaxins.



Nenhum comentário: