quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Projeto paisagístico 
“Núcleo Paradigma de Psicologia”
Perdizes|SP






Histórico: A casa antiga foi totalmente adaptada para receber o grupo de profissionais da área de Psicologia, que lançou aos paisagistas Fátima Terra e Ricardo Rocha o desafio de criarem áreas propícias às práticas meditativas e ambientes acolhedores nas salas de atendimento terapêutico. Para compor ambientes, foram adotadas soluções como treliças nas paredes fronteiriças com a vizinhança, deck de madeira na ambientação de uma das salas e até uma fonte estilizada com pedras tailandesas para todos desfrutarem da suavidade do som relaxante da água em movimento. 





Projeto: Entre as intervenções, foi feita uma limpeza no telhado, que estava invadido por heras trepadeiras. As árvores nativas existentes do grande bosque de trás da casa foram preservadas, além das frutíferas – estas, reaproveitadas nos vasos [antes abandonados no tempo], que foram restaurados e integrados ao paisagismo. 

Segundo Ricardo, foi muito boa a sintonia entre sua equipe e o cliente que, por ser um grupo de psicólogos, e cada um ter uma expectativa pessoal com relação à ambientação de suas salas e de espaços que julgavam estratégicos para suas atividades, foi alcançado o objetivo de modo geral com soluções criativas e um projeto exequível.


Na área do bosque [atrás da casa - fotos acima], foi feita uma grande limpeza, abrindo espaço para entrada de luz e ventilação. Integrou o projeto um caminho orgânico, visando atender a uma das demandas dos psicólogos, de se criar uma área para atividades terapêuticas – que ainda será ambientada com bancos de madeira e um projeto de iluminação. Nesta área, a pedra utilizada foi a brita nº 1, visando manter a linguagem compatível com as áreas de circulação (cimentadas) e facilitar a circulação e acesso aos bancos de madeira.
Circulando a área de pedra Campos do Jordão, as espécies utilizadas foram o Lírio do Amazona (Eurachis Grandiflora) – onde será implantada uma fonte vertical estilizada, com pedras negras vindas da Tailândia – a grama amendoim, o Jaburam variegata, a Alpínia verde (Alpinia Purpurata), a Peperômia tricolor (Peperâmia Scandesn Tricolor), o Abacaxi roxo e a Brilhantina (PIlea Microphylla).














No jardim central, foram aproveitadas as árvores existentes – o tronco de uma ameixeira [com
3 metros de altura] foi preservado como tutor de uma minirroseira, que vai dar graça e beleza a esta área ajardinada em sua próxima florada. O tronco estácercado de Zefirantes Candida, Barba de Serpente variegata (Ophiopogon Jaburam), Abacaxi roxo (Tradescantia Spathacea), grama amendoim (Arachis Repens) e Singonios (Syngonium Podophyllum) – espécie que deverá escalar o tronco seco preservado. Além destas espécies de forrageiras, foi feita uma cortina de Nandinas (Nandina doméstica), com o propósito de dar privacidade às salas de atendimento.





Uma área de repouso, de contemplação ou até para a realização de reuniões esporádicas foi ambientada com móveis aconchegantes, que são um convite para apreciar a natureza ao redor! 

De frente para uma das salas de atendimento, o Lírio do Amazonas traz para esta área luminosidade e clareza com suas flores brancas, brilhantes e belas. Ainda compõem esta ambientação treliças na parede de trás com outras espécies, um deck de madeira e a fonte de água, criando uma composição harmônica e relaxante.








Na parede fronteiriça com a vizinhança, foram introduzidas treliças que sustentam Columeias [peixinhos verdes e vermelhos] e Ipomeias Rubras. As treliças estão estrategicamente afastadas da parede para protegê-la de umidade e os paisagistas criaram um esquema de irrigação sob medida para regas programadas.   






Os vasos [que foram encontrados abandonados no tempo] foram restaurados e reaproveitados no projeto paisagístico. Sobrepostos nesta ilha delimitada com pedras brancas, além de terem a função de enfeitar a varanda frontal da casa, nos vasos estão plantadas árvores frutíferas existentes, formando um mini-pomar com jabuticabas, romãs, café, limão ...


Nenhum comentário: