terça-feira, 12 de agosto de 2014

Se você está planejando um telhado verde para sua casa urbana, de praia, do campo ou do seu escritório, conheça as 10 espécies de plantas ideais para coberturas verdes.


Apesar das vantagens ambientais, a manutenção dessas estruturas pode ser difícil caso as espécies escolhidas não sejam compatíveis com as condições do local de plantio, o que inclui ventos, incidência solar, frio e chuvas intensas. 

 Além de reduzir o efeito das ilhas de calor nas regiões urbanas, as coberturas verdes contribuem para a diminuição do consumo de energia elétrica e atuam como um sistema passivo de isolamento térmico.


 Suculentas: planta de gelo (Delosperma spp). Esta espécie ornamental muda de cor de acordo com as estações do ano, criando um interessante efeito cromático.
 Suculentas: arbusto do mato (Aenoium arboreum). Esta planta pode atingir ampla variação vertical em uma cobertura verde, apesar da raiz pouco profunda.






 Suculentas: Sempervivum sp. Tradicionalmente usada pelos escandinavos, esta espécie se reproduz facilmente, além de exibir diferentes cores.


Suculentas: Sedum sp. Folhagem com aspecto de pedras polidas.

 Gramíneas: capim negro (Carex nigra). As raízes desta planta precisam de menos espaço para crescer, se comparadas com outras espécies do gênero.

 Gramíneas: estancadeira (Armeria maritima). Adapta-se às condições da cobertura por crescer naturalmente em encostas próximas a praias e lagos.

Flores selvagens: erva dos carpinteiros, feiteirinha (Achillea millefolium). Medicinal com folhagem aromática, esta planta suporta pesos de intensidade leve a moderada.

 Flores selvagens: aster alpina (Aster alpinus). Além de atrair borboletas, este tipo de aster adapta-se a intensas rajadas de vento, por crescer naturalmente em regiões de montanha.

Ervas aromáticas: tomilho (Thymus vulgaris). Funciona como elemento de aromaterapia, além de poder ser colhido para uso.

Ervas aromáticas: orégano (Origanum vulgare). Cresce até 15 centímetros, também funcionando como elemento de aromaterapia e gastronomia.

Fonte: Arcoweb 
(imagens: reprodução)


Nenhum comentário: