quarta-feira, 17 de setembro de 2014

PLANTAS MEDICINAIS para o JARDIM

Saiba fazer bom uso delas, na cozinha e na saúde!

ALECRIM

Muito usado na culinária em molhos, sopas, caldos e carnes. Seu óleo essencial é rico em antioxidantes que também têm propriedades antirreumáticas, depurativas e diuréticas. Externamente, o óleo essencial de alecrim pode ser usado para artrites, artroses e reumatismos. Internamente, o alecrim é usado contra tosse, dor de cabeça, cistite, úlceras e até contra o Alzheimer.


ALOE

Também conhecida como aloe-vera e babosa, essa planta é rica em mucilagens, vitamina E e C, que são excelentes aliadas na saúde da pele. Sua seiva interna é usada para aliviar queimaduras, promover cicatrização, hidratar a pele, acalmar irritações e psoríase. Suas propriedades antissépticas são empregadas para limpar cortes e ferimentos abertos, aftas e inflamações e o uso interno da aloe é laxativo.



BOLDO-DO-CHILE

 Esse arbusto de pequeno-médio porto é muito empregado por suas propriedades digestivas, sendo uma das plantas medicinais mais usadas para para dor de barriga, problemas de digestão, flatulência, espasmos e úlceras. O uso mais comum é na forma de chá (infusão), mas também há comprimidos, cápsulas e gotas da planta.


CAPIM LIMÃO

Também chamado de capim-cidreira, capim-santo e citronela, pode ser usado em sucos e chás e dá um leve sabor refrescante às preparações. Como uso interno, essa planta é excelente aliada na melhora do nervosismo e stress. Externamente, o seu olho essencial é usado como repelente de mosquitos.



ERVA CIDREIRA

Também chamada de melissa, essa planta é útil no tratamento de problemas digestivos, de sono, ansiedade, nervosismo, herpes labial, e pode ser usada em sucos, chás e doces, dando um aroma e sabor refrescantes.











HORTELÃ
É usada em chás, sucos, doces, pratos salgados, molhos para salada, molhos quentes e assados. O óleo essencial rico em mentol possui propriedades digestivas e espasmolíticas, sendo útil nas cólicas abdominais, flatulência, colite, mau hálito e síndrome do intestino irritável.



manjericão
Planta muito aromática amplamente usada na cozinha, em saladas, molhos, pizzas, sopas e até sucos. Além do seu delicioso sabor, essa erva ajuda nos problemas gastrintestinais, como dispepsia, flatulência, mau hálito e até na tosse. Seus efeitos ainda são benéficos nos casos de bronquite e aftas.



orégano
Amplamente usada em molhos, pizzas, carnes e saladas, o orégano tem efeitos antissépticos, digestivos e expectorantes, sendo útil no tratamento de resfriados, tosses, bronquites e problemas digestivos como a dispepsia.





SALSA
Erva aromática é largamente usada na culinária, em pratos salgados, molhos, assados, etc, a salsinha é uma planta medicinal com ações contra cistite, reumatismo, flatulência e na melhora do mau hálito. O uso excessivo de salsa, no entanto, é prejudicial.




Sálvia
Também usada na culinária em molhos e pratos salgados, a sálvia é antisséptica e anti-inflamatória. Ela pode ser usada em casos de tosse, bronquite, rouquidão, dor de garganta e nas aftas.






TOMILHO
Essa erva aromática vai muito bem com molhos, frango, na pizza e até em chás. Ele também é um excelente fluidificante e expectorante, sendo útil no tratamento da tosse, bronquite, congestão nasal, sinusite e resfriados.




Nenhum comentário: